Saia Plissada – Must Have 2011 e 2012!

Destaques, Estilo
13 de abril de 2011 17:23

A cantora Ivete Sangalo se divertindo ao  posar para as fotos nos bastidores da Rede Globo, durante o prêmio Melhores do Ano.

 

As saias longas caíram no gosto de muitas mulheres, inclusive das brasileiras.  Confeccionadas em diversos tipos de tecidos, cores e estampas, elas vieram pra ficar. As passarelas internacionais apontam para mais uma temporada de saias longas  longas para o verão 2012.

As queridinhas do momento são as saias plissadas que já deram o que falar em território nacional depois que a cantora Ivete Sangalo apareceu na premiação dos  Melhores do Ano no programa Domingão do Faustão na TV Globo na tarde do dia 27/03.  A diva, que faturou o prêmio, estava usando uma saia longa plissada na cor preta com uma blusa  de seda branca. De acordo com muitos sites da internet, revistas e programas de TV, Ivete foi a  celebridade mais bem vestida do evento.

O plissê, da palavra francesa plier (leia-se plije) que significa dobrar ou preguear, é uma técnica que surgiu no final do século XIX. Muito usado na confecção de vestidos de baile, o plissê  tornou-se particularmente popular nas décadas de 20, 50 e 70.

O processo consiste em pregueados finos, estreitos e regulares criados a partir de pences costuradas ou prensadas no tecido de vestidos e saias.  Geralmente partindo do cós e em direção à bainha, os plissados são feitos  pela a ação do calor e vaporização da goma de plissar tornam-se fixadas. Estas pregas podem ser feitas com o tecido em sentido fio reto ou enviesado. Os principais estilos de pregas são:  “canelado (pregas em pé) tombada” (pregas deitadas) e “prega-macho”  que oferecem a possibilidade de muitos arranjos de plissê.

 

Se você  acha que as saias longas plissadas não foram feitas pra você, não se preocupe, alguns designers confeccionaram a peça nos comprimentos midi e mini. No Hemisfério Norte elas continuam fazendo um enorme sucesso. As lojas  de varejo como a Top Shop, Forever 21, Zara entre outras embarcaram nessa tendência retrô que provavelmente fará muito sucesso por aqui também. Vamos ficar de olho!

 

Plissados que entraram para a história – À esquerda, a Sra. Condé Nast  usando o famoso vestido Delphos criado por Mariano Fortuny em 1907.   À direita o New Look de Christian Dior (1947).

 

No final dos anos 80, o estilista japonês Issey Miyake desenvolveu uma nova técnica de plissado a Memory (memória), onde as peças são cortadas e costuradas em primeiro lugar, em seguida, ensanduichada entre camadas de papel e alimentados em uma prensa térmica, onde são pregas. O tecido é capaz de armazenar os plissados ​​e  quando são liberados de seu casulo de papel, eles estão prontos para uso

 

Looks de Inverno

 

Para tornar os looks  mais glamourosos, os tecidos tecnológicos entram em ação. A combinação suéter+ maxissaia plissada+cintura  marcada teve bastante destaque entre as antenadas.

 

As sobreposições e os acessórios da estação garantem o sucesso da produção.

 

As saias de cores escuras são as preferidas para compor os looks invernais…

 

…mas as plissadas de cores claras apareceram bastante, principalmente na primavera.

 

Para as mais ousadas, os modelos estampados  são perfeitos. Para não carregar demais a produção, dê preferência aos tops monocromáticos.

 

As minis plissê foram eleitas para diversas produções entre as mais jovens. As meias foram coadjuvantes perfeitas para montar os looks.

 

Spring Collection 2011 –   Chloé, Michael Kors, Lanvin, Gianfranco Ferré e Salvatore Ferragamo. Os plissados continuam em alta  para o verão 2012.

 


Fall Collection 2011 – Tracy Reese, Jill Stuart e Vera Wang confirmam o hit para 2012!

 

Seguindo a tendência dos tons neutros e  nudes,  a Asos traz as versões da saia plissada nas modelagens  longa, midi e mini.

 

Visual clássico ou moderno? Você decide, combinando os tops (parte de cima) e os acessórios que desejar – by Asos.

 

Invista no básico. Uma  saia plissada preta pode ser o coringa de muitas produções invernais ou para a meia-estação.

 

Conhecer o seu estilo é o passo mais importante para tornar a sua produção única. Seja você mesma e escolha as peças que você gosta e procure a harmonia perfeita entre elas.

 

Ter atitude  e ousadia fashion – essas são as dicas básicas de quem tem estilo.

 

A  americana Free People também traz  uma saia plissada maxi com abotoamento frontal. As minis também estão presentes na rede de lojas.

 

As modelagens mini e midi coloridos e estampados foram a aposta da  Top Shop para a primavera-verão.

 

 

Fonte –  blog Moldvest

Imagens – Vogue, Japan DesignElle, StockholmStreetStyle, Lookbook.nuThe SartorialistAsos, Free People,   Woman´s Chic e Top Shop

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This article was written by on quarta-feira, abril 13, 2011 at 5:23 pm. You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site. Tags:

4 Comments

Leave a Reply