Cartela de Cores do Inverno 2011 – Parte 1/7

Estilo
31 de agosto de 2010 13:00

Imagens do site Style.com


A definição da cartela de cores é um dos principais desafios para os estilistas e criadores de moda.  Um  enorme desafio, diga-se de passagem, já que  a cada coleção é aberto um novo leque de opções.

Sabe-se que a cor  é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. Parece complicado? Bota complicado nisso!

Como ficaria a cabeça de uma criança que está aprendendo a teoria das cores ao saber que  a “histórinha”   de   cores primárias, secundárias e por aí vai,  não é tão simples  como disseram? Isso sem falar em matiz e nos processos de iluminação e saturação delas.  Provavelmente ela ficaria chocada ao saber  que existem centenas de matizes de uma só cor e que, além disso,  elas têm peso, tamanho, dimensão e até mesmo sabor!

Para os estilistas que já tiveram um conhecimento mais aprofundado sobre as cores,   a indústria da moda  traz  uma boa parte de tudo isso resumida pelas indústrias têxteis, o que não ameniza  a árdua tarefa,  mas  diminui  uma boa parte do trajeto.

A cartela de cores de uma coleção deve estar em harmonia com o público-alvo, segmento de moda e  matérias-primas utilizadas.  Esse é um dos motivos pelos quais muitas vezes não devemos seguir tão  intensamente a cartela de cores dos desfiles das coleções do Hemisfério Norte.

As cores bem como as tendências de moda apresentadas por lá,  servem como referências de moda que deverão ser adaptadas primeiramente para o nosso clima e depois para o  público-alvo  e segmento de cada marca.

Para o Inverno 2011 as passarelas internacionais trouxeram  os tons de verdes dando continuidade ao estilo militar, só que dessa vez com  foco para a aviação. Os  tons de nude também continuam em alta.  A dupla preto e vermelho faz a leitura gótica do inverno.  Os tons ruivos, violáceos, cinzas, castanhos e chocolate  pontuam algumas coleções.

A cor camelo aparece bastante principalmente na linha  outwear (casacos) e sweaterdressing (malharia retilínea). Azuis como o royal, turquesa e cobalto aparecem,  mas a surpresa fica com o azul profundo  apelidado de novo preto. Os tons vibrantes como o pink, verde limão, amarelo e laranja  continuam iluminando os looks.

O efeito  luz e sombra é uma das tentativas de inovação que pode ser usada tanto em looks bicolores como na estamparia e padronagens de listrados.  Por conta desse efeito, o P/B (preto e branco) ganha um certo destaque.

Novidades? Não muitas,  o dourado e o cobre fazem a vez do estilo  barroco  aparecendo  nos tecidos ou  em forma de bordados   e  aviamentos.

Qual a dificuldade? Com tantas fontes de informação e tantas sugestões de cores adquiridas junto aos fornecedores de tecidos,  somente um profundo conhecimento do  público-alvo poderá ser a chave para  a escolha de uma  cartela de cores de sucesso e  uma  coleção perfeita.

Boa sorte!

Cartela de Cores do Inverno 2011 – Parte 2/7

Cartela de Cores do Inverno 2011 – Parte 3/7

Cartela de Cores do Inverno 2011 – Parte 4/07

Cartela de Cores do Inverno 2011- Parte 5/7

Cartela de Cores do Inverno 2011 – Parte 6/7

Cartela de Cores do Inverno 2011 – Parte 7/7


Imagem do site  Trendsetter

Saiba mais sobre a cartela de cores completa do Inverno 2011 aqui.

Veja também:

Inverno 2011 – Red Power

Look bicolor para o inverno 2011

Sweater Dressing – A vez do tricô

Fivelas – Tendência para o Inverno 2011 – Parte 1/2

Fivelas – Tendência para o Inverno 2011 – Parte 2/2


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This article was written by on terça-feira, agosto 31, 2010 at 1:00 pm. You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site. Tags:

1 Comment

  • Olá,
    Adorei seu site, gostaria de receber algumas dicas de colar, brinco, pulseira e cintos em tecido, artesanis dentro da tendecia de inverno 2011.
    Grata,
    Denise

Leave a Reply